A igreja crista Maranata é a maior igreja produtora de energia solar do Brasil | JD Elétrica - Sua Alegria e nossa Satisfação

Blog

A igreja crista Maranata é a maior igreja produtora de energia solar do Brasil
17 de Maio de 2023,

As Unidades Eclesiásticas (Templos) da Igreja Cristã Maranata, além de suas unidades administrativas – sede do Presbitério - e o Sistema de Comunicação - Rádio Maanaim e TV/Satélite - no Espírito Santo passam a ser abastecidos por uma forma limpa de fornecimento de energia. Isso porque, no último dia 12 de abril, a Igreja Cristã Maranata inaugurou a Usina Fotovoltaica Sítio Esperança, no município de Serra (ES).

São, ao todo, 2.912 módulos fotovoltaicos, compondo a estrutura já instalada da Igreja no Estado e ampliando para 237.470 KWH/mês e contribuindo para fornecer energia limpa para 1015 unidades. Isso representa 7.290 árvores cultivadas/mês e serão evitadas menos 121,5 toneladas de CO2/mês lançados no meio ambiente.

A usina vai proporcionar uma economia de cerca de 80% com os gastos de funcionamento dos templos e Unidades Administrativas da ICM, uma diferença considerável.


“Essa unidade já faz parte de um projeto maior, com a instalação de outras estruturas de produção para atender às demandas das Unidades Eclesiásticas (templos) e Unidades Administrativas no nosso Estado. Em outros Estados brasileiros, outras usinas já foram instaladas e outras estão em fase de implantação”, conta o Pastor Josias Júnior, Gerente de Comunicação da ICM.

Ele se refere ao projeto de energia limpa e renovável da ICM do qual fazem parte 19 outras unidades de produção nos Estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Pará. Vão se somar a essas 27 usinas ainda em fase de implantação na Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.


Juntas, as usinas terão capacidade de geração de 612.170 KWH/mês – evitando lançar 610,34 toneladas/mês de CO2 na atmosfera e preservando 33.057 árvores por mês. Só nas usinas do Espírito Santo e Minas Gerais, a ICM gerou uma economia financeira de mais de R$ 2 milhões entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2023.


O Pastor Gedelti Gueiros, presidente da Igreja, decidiu investir na energia solar vislumbrando o futuro e atento à crise energética enfrentada pelo Brasil. “A Igreja Cristã Maranata tem a consciência de seu papel e de sua responsabilidade em relação ao meio-ambiente. Nessa pesquisa por encontrar formas sustentáveis, sob o ponto de vista de energia, há alguns anos surgiu a oportunidade de produzir algo muito mais prático, útil, econômico, e que beneficiasse não só a Igreja, mas as pessoas em geral”, diz Gueiros.


Luiz Eugênio do Rosário Santos, Secretário Geral da ICM, reforça a fala do presidente da instituição religiosa. “Dessa forma a Igreja contribui para redução da poluição ambiental e gera economia para a mesma, podendo investir na própria ICM e em outros projetos sociais, como atendendo a irmãos que sofrem com as enchentes no Brasi”.

Aliás, ele afirma que a ICM é a igreja que mais produz de energia solar do Brasil e uma das maiores do mundo.

Josias complementa Santos explicando que a ICM entende sua responsabilidade social e ambiental e ela pode ser percebida através de ações como essa. “A Administração da Igreja Cristã Maranata (ICM) sempre esteve atenta a projetos de responsabilidade ambiental e busca por fontes de energia limpa, o que se pode ver nos diversos projetos desenvolvidos pela Instituição. No caso da matriz fotovoltaica de energia, a economia resultante da utilização deste modal, juntamente com a redução do impacto ambiental, foram determinantes para que a ICM decidisse por esse investimento”.


Mais números

Aqui compilamos mais alguns números de unidades que vêm recebendo a energia limpa e sustentável de usinas da ICM:


Minas Gerais - 160.000 KWH/mês, atendendo a 700 unidades.

Outros Estados - 104.700 KWH/mês que vão atender 500 unidades.

A potência de geração total será de 612.170 KWH/mês.

Fonte: G1